A MCR
 Apresentação

 Media Comunicação Regional Tv - MCR - é um  canal de televisão online, sediado na cidade  daSenhora da Hora, concelho de Matosinhos. É    um orgão de comunicação social regional com  todos os atributos inerentes a uma empresa do  género, mas tem ainda o objectivo de procurar e  divulgar os artistas ocultos existentes na região  onde a MCR exerce a sua acção.

Sexta, 11 Janeiro 2013 20:01

Levantamento Histórico da freguesia da Sra. da Hora 04 Ultimo

Escrito por 
Classifique este item
(0 votos)
Ler 3206 vezes
mcr

Mídia

1 comentário

  • Ligação de comentário JORGE CARVALHO Terça, 15 Janeiro 2013 22:12 postado por JORGE CARVALHO

    Estas visitas "10 FREGUESIAS - 10 VISITAS" sempre com a cobertura da MCREGIONAL.TV
    Este levantamento histórico, destina-se fundamentalmente todos aqueles interessados, que desconhecem totalmente a sua história, a nível económico, politico, social, religioso, etnográfico, artístico e demográfico.
    Foi uma visita que nos ocupou duas (2) horas, mas estou convencido que todos o fizeram com muito agrado, visto que muitos dos presentes eram Senhorenses, terra ONDE CRIARAM FORTES RAÍZES, COMO RECORDA NO SEU COMENTÁRIO (DA PARTE 01 DESTAS REPORTAGENS) Lucília Paiva RIBEIRO, "...NO MEU TEMPO DE MENINA ANOS 1950/60..." (LEIAM).
    JOEL CLETO, afirmou que nesta visita muito ficou por dizer e visitar, como;
    -O monte dos Caolinos;
    - As pedreiras do Monte de S.Gens;
    -A Fonte dos lagos ou de afoga canecos (o tanque público) citado por Joel Cleto
    - A casa onde viveu Bernardino Machado, Presidente da Republica por duas vezes.
    - O monumento ao cooperativismo, dado que a Senhora da hora é a capital do cooperativismo.
    -A casa onde foi a Sede da MOJAF, sita na Rua Augusto Dinis Nº 102 (a 100 metros da Junta)
    Dado a impossibilidade, Joel Cleto deu a ideia, que por volta do 25 de Abril se fizesse uma visita a vários locais de luta e de memória da Senhora da hora, o que foi logo aproveitado por um grupo de Senhorenses presentes.
    - Outra ideia/sugestão apresentada por um Senhorense conhecido, foi a colocação de uma locomotiva junto à estação que foi da CP.
    A visita terminou na Junta de Freguesia e aqui foi pena, e, em vez de discursos "macho latino" não dessem a informação aos presentes, do ano em que foi construída a Junta, como aliás passamos perto da antiga Sede Junta e da GNR, como também não deram a conhecer que na rua onde está a Junta, era a Rua da linha da Doca, atualmente a Rua Vasco Santana, onde transitavam comboios de mercadorias, carregados em S.Gens, onde hoje existem armazéns da APDL, como ainda junto â sede da Associação de Pais DA senhora DA hora, EXISTIU UMA BALANÇA PARA PESAR AS CARRUAGENS,
    Naturalmente foi lapso ou desconhecimento do Presidente.
    Resumindo foi mais uma bela lição de história do JOEL CLETO, e deu para recordar que na Senhora da Hora o nível intelectual da população em geral era bom, já nesta altura anos 50/60 e70, no âmbito cultural, a autarquia local a Junta, a própria igreja procuravam desenvolver ações que visavam o desenvolvimento intelectual dos Senhorenses e com o empenhamento destes. TERRA DE MUITAS LUTAS E TRADIÇÕES DEMOCRATICAS

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.